E Se Eu Tivesse Sabido Antes?

 


Se eu tivesse sabido antes o que é o autoamor…
Se eu tivesse sabido que me amar não era apenas uma frase bonita, mas uma prática diária, uma escolha silenciosa que começa com o jeito que a gente se olha no espelho, com os nãos que a gente aprende a dar sem culpa, com os limites que desenham o nosso território sagrado...

Se eu tivesse sabido antes que as histórias de princesas são mentirosas — que não existe um “felizes para sempre” com alguém que sequer aprendeu a sentir — talvez eu tivesse protegido melhor o meu coração.
Talvez eu não tivesse me entregado inteira a pessoas que não sabiam o que fazer nem com metade do que eu era.

Se eu tivesse sabido que não é errado ser verdadeira… mas que é preciso sabedoria para saber com quem, quando, e como mostrar essa verdade… eu teria sofrido menos.
Porque nem todo mundo merece conhecer a nossa alma de perto. Algumas pessoas usam a nossa transparência como mapa para onde podem nos ferir.

E se eu tivesse entendido — lá atrás — que tentar ajudar todo mundo nem sempre é amor… que às vezes é só carência disfarçada de generosidade… talvez eu tivesse me poupado de tanto desgaste.
Porque nem todo mundo quer ser ajudado.
E quando você insiste em salvar quem não quer ser salvo, é você quem afunda.

É preciso aprender a observar os seus olhos no espelho.
Os olhos são o espelho da alma.
E eles nos dão o sinal.
Eles vão perdendo o brilho quando estamos no caminho errado.
E basta refazer a rota e se amar novamente para que o brilho volte —
Porque esse brilho vem de dentro.
E nada, nem ninguém, pode te tirar isso.

Descobri tudo isso aos poucos, entre silêncios, lágrimas e recomeços.
Descobri depois das quedas, depois das dores — mas talvez não precisasse ter doído tanto.

Este livro é para você que ainda está a tempo de saber antes.
É um convite à curiosidade, à escuta, à lucidez.
Para que a sua história não precise sangrar tanto até florescer.
Para que o seu caminho seja de descobertas antes que precise ser de sobrevivência.

Porque aprender antes da dor também é possível.
E é um dos maiores atos de amor que podemos nos oferecer.

Com carinho e verdade,
Marcia Durães Henrique


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

✨✨✨ Uma semana que Deus te chamou! ✨✨✨

✨✨✨ Voando alto sob o sol dourado ✨✨✨

🌟 Conhecimento é Libertação 🌟