A Poesia da vida

Sempre gostei muito de poesia, de romances, de músicas que falam diretamente ao coração.
Não sei fazer poemas — quem sabe, um dia, eu consiga.
Sempre fui muito lógica e direta; talvez por isso meus textos sejam tão objetivos.
Mas, olhando bem para a vida, penso que essa seja sua poesia: a diversidade de personalidades.

Que estamos no mundo para aprendermos uns com os outros já ficou claro.
O que para mim é bom, para outra pessoa pode ser muito ruim.
Não consigo imaginar a vida sem essa beleza da diversidade.

Sem um Oswaldo Montenegro com suas melodias românticas e críticas sutis, sem um Caetano com sua genialidade cítrica, sem um Chico Buarque com sua inteligência malandramente sarcástica.
Sem Gibran Khalil Gibran, Agatha Christie, Monet... e tantos outros artistas que temos, de acordo com o gosto de cada um.

Aquela música que surge de repente e toca nossa alma, nos levando para um tempo precioso.
Aquela mensagem que você recebe de uma amiga e lê ouvindo a voz dela em sua mente.
A beleza de observar um filho ou filha dormindo e poder acordá-los com um beijo — tenho esse prazer, graças ao bom Deus, com a filha e o filho (afilhado, nascido da barriga da irmã).

A maestria de Deus ao criar os diversos tipos de família.
A minha é grande, com todo tipo de maluco, para aprendermos tudo que precisamos em uma encarnação só. E tê-los é uma bênção enorme.

Os animais... nossa, como demonstram suas personalidades em um olhar!
Como se comunicam cada um à sua maneira, independentemente da espécie.
Um cão nunca age igual a outro cão, um gato nunca é igual a outro gato, e por aí vai...

Descobri que até os pássaros têm esse tipo de interação, através do meu tio do Dedo Verde.
Sou grata por ter uma pessoa na família tão apaixonada pela natureza, que nos ensina a gostar um pouquinho... porque ele gosta tanto, tanto, tanto, que acredito que ainda falta muito para gostar igual a ele.

Aí vem a tecnologia, muda tudo em muito pouco tempo e, de repente, você está trabalhando de casa e zoando os colegas de trabalho como fazia antes no presencial — mesmo sem nunca ter visto essas pessoas ao vivo e a cores.
De repente, tornam-se amigos que você nunca viu... mais uma maestria de Deus.

Fico me perguntando: o que seria do mundo sem os emocionados? (rs)
A maioria das coisas boas foi feita por esse grupo não tão bem visto quando não são artistas, mas... tá valendo.

A poesia da vida, para mim, é o prazer de ver todas essas coisas com a alma.
É entender que precisamos uns dos outros.
E que, quando pensamos que estamos ajudando, estamos, na verdade, sendo ajudados.
Estamos aprendendo com quem vive no simples de verdade e leva a vida sorrindo.

A felicidade mora na gratidão.
Quando nos lembramos dos motivos que temos para agradecer, percebemos o quanto temos razões para sermos felizes.

É... eu ando mais emotiva do que já sou.
Está chegando o Dia dos Pais e me vêm à mente as várias coisas que fazíamos juntos — e eram maravilhosas.
As músicas que ouvíamos juntos, as bobeiras dele em casa...
Ele era (é) um emocionado que bebia água para não chorar... (rs)
Eu não consigo fazer isso. Eu transbordo mesmo — acho que tenho mais líquido no corpo.

E esse é mais um motivo que tenho para agradecer: ele ter me escolhido como filha, por tudo que aprendi com ele.
Por ele ser um cara muito fora da curva, totalmente masculino, sem nenhuma vergonha de dizer “eu te amo” para quem ele amava de verdade (até para os concunhados, maridos das minhas tias).
Os sustos que ele me dava à noite, de propósito, quando chegava sem fazer nenhum barulho...

Acho que aprendi muito mais da vida lembrando das coisas que vivemos, porque, enquanto ele esteve aqui, eu estava muito ocupada curtindo sua presença.
E sou grata por isso.

Mas esse texto não é sobre ele (rs).
É sobre gratidão.
Mas... como falar de gratidão sem falar dele? Não tem como.

A poesia da vida é ser grata a Deus por tudo.
Simplesmente tudo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

✨✨✨ Uma semana que Deus te chamou! ✨✨✨

✨✨✨ Voando alto sob o sol dourado ✨✨✨

🌟 Conhecimento é Libertação 🌟