✨✨✨ Cheiros que guardam lembranças ✨✨✨
Se suas memórias tivessem cheiro… quais você sentiria primeiro?
Existem momentos que marcam nossa vida sem percebermos e, de repente, quando vamos pensar em algo do passado, lá estão eles: os cheiros, vivos na memória, como se tivessem acabado de acontecer.
Lembro que ficava reclamando com meu pai quando ele demorava pra fazer a barba. E, quando ele fazia, a primeira coisa que fazia era vir atrás de mim e falar: agora dá um beijo pra ver se está macio. Lembro até hoje do cheiro da colônia que ele passava.
E minha avó sentada debaixo da árvore, em uma das casas que alugamos em Araruama, fazendo uma fila dos seus 300 netos, descascando laranja. Aquele cheirinho bom da casca de laranja sendo cortada… e, logo depois, ela nos entregava. E a laranja vinha intacta, sem nenhum corte fora do lugar, perfeita para comermos em gomos.
Ah, e quando minha mãe resolvia visitar minha tia Cléia numa tarde qualquer da semana e, enquanto estávamos lá, ela fazia o bolo de abacaxi que eu mais amava só pra agradar... nossa, que cheiro maravilhoso.
Tem também os pães doces em formato de jacaré que minha mãe fazia por encomenda e aproveitava e fazia uns filhotinhos para levarmos para a escola. Além de serem maravilhosos, era uma farra quando chegávamos com a “novidade”. Afinal, quem levava jacaré pro lanche além de nós?
E que coisa gostosa é preparar o material para a volta às aulas, pegarmos os livros novos, os cadernos, o cheiro de canetinha... como isso era bom. Todo ano a mesma coisa e nunca se tornava cansativo.
O cheiro da fogueira, significando que estávamos mais uma vez comemorando uma festa junina.
E o cheiro de terra molhada anunciando a chuva… que delícia.
O cheiro da horta do Sisso...
O cheiro do mar e os diversos momentos bons, marcados com pessoas diferentes, em fases diferentes.
Cheiro de café... Nossa amo cheiro de café... Não gosto de beber o café mas adoro preparar e sentir aquele cheiro maravilhoso. Ele me remete a tantos momentos bons ...
As fugidas às livrarias com cafeteria com meu pai.
Quando fazia café para acordá-lo.
Às vezes que preparei café na máquina de expresso para servir os amigos.
Os diversos cafezinhos com amigos, nas diversas cafeterias do Rio de Janeiro e do meu bairro.
O que eu mais amo: a primeira vez que cheirei minha filha após o parto. Depois segui com o hábito de dar cheirinhos nas têmporas, desde bebê… e é assim que eu a acordo até hoje.
Meu perfume preferido, aquele que praticamente traduz meu jeito de ser, bem marcante.
O cheiro das flores do sítio.
O perfume das pessoas que amo.
Cheiro de casa nova...
Nossa... poderia continuar o dia inteiro falando sobre isso.
A vida é feita de momentos inesquecíveis e estão a um cheiro de distância de voltar — como se estivessem acontecendo agora.
O mais importante da vida está na simplicidade dos momentos!
💖

Comentários
Postar um comentário